Palavra de Deus - Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Palavra de Deus - Perguntas e RespostasHome

A -   A +        Imprimir   

Pergunta e Resposta 014:

Faz algum mal o crente ouvir música que não seja evangélica?

Resposta:

Sim, hoje conforme a Palavra, sabemos que há discernimento espiritual em todas as coisas. Um texto importante está na primeira carta do Apóstolo Paulo aos coríntios, onde o faz uma exposição sobre "comparar" coisas espitituais com as espirituais (1 Co 2:10-16).
"10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."

Só estou enfatizando esses versículos para fazer enfocar a expressão "comparar". Todo o capítulo é importante pois, a Bíblia, é uma só Palavra. A Bíblia não permite divagações. Essa passagem bíblica é aplicada em tudo, para interpretar e entender a Palavra como ela é. Por isso o perigo da ciência querendo explicar coisas espirituais.

Também, na epístola aos Efésios 2, vemos a Palavra do mesmo Apóstolo Paulo, referente aos que estão sem o novo nascimento e os que já nasceram de novo.

Espiritualmente são adversos. Um conforme o mundo, o outro, conforme Deus. O Reino dos Céus e o reino deste mundo. Não há comunhão espiritual, não se forma unidade com coisas opostas. Luz e Trevas.

Efésios 2:1 ao 7
"1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2. em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3. entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5. estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6. e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7. para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."

Assim, quando há a ressurreição em Cristo, pelo batismo nas águas e recebendo o dom do Espírito Santo de Deus, conforme ensina a Palavra, somos nascidos de novo, despojados da velha natureza e trazidos para a dimensão da glória, pelo poder do Espírito Santo de Deus, o mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo, diz a Palavra.

Nascidos de novo, começamos a aprender, agora, com o Mestre e Senhor, que é de cima, é sobre tudo e sobre todos, cheio de glória , poder, justiça, amor em plenitude, honra, verdade e nele estão ocultos os tesouros da sabedoria. Quando desejamos mais e mais das coisas de cima, as coisas deste mundo são discernidas porque a sensibilidade do Espírito de Deus mais e mais te enriquece de separar/comparar coisas espirituais de espirituais.

Vou neste momento fazer uma exposição de algo que aconteceu comigo e, sei, trará amplitude para o que estamos aqui conversando:

Quando Deus começou a falar comigo a respeito do Blues, que é um gênero musical, tem uma origem, despertou um desejo de aprender tocar e entender melhor o ritmo através de leituras sobre teoria musical e prática. Pois bem, sabemos que podemos aprender teoria musical e ritmo sem precisar ouvir algo já existente, ou seja, procurar exemplos de autores que possuem suas obras musicais, precisamos sim da teoria e praticá-la (muitas vezes nem é necessária a teoria ... simplesmente nasce) e fazer então fluir algo pessoal ... que saia de você ... usando aquele ritmo, sem precisar copiar algo de alguém ou tomar como estilo ...

Então, na minha "vontade", sem outra qualquer intenção além de aprimorar meu conhecimento musical blues, só para atentar aos estilos sem querer saber das letras ... só o instrumental ... comecei ouvir blues através do rádio e, minha irmã, sabendo que estava fazendo isso, para melhorar meu conhecimento comprou alguns cds do Eric Clapton que só tinha blues.

Na internet baixei alguns MP3 que tinham também ritmos blues bases só instrumentais para treinar solo.

Eu notava um certo incômodo, desconforto, quando ouvia as músicas ... mas não entendia ainda o porquê. Passados alguns dias, fui constrangido pelo Espírito Santo a jejuar ... não sabia por que ... mas tinha de jejuar.

Orando e consagrando ... quando então Deus falou que eu estava sendo contaminado por espíritos que estão na inspiração daquelas músicas porque elas têm origem espiritual. Por isso comparar coisas espirituais de espirituais ... elas se discernem.

E que eu deveria estudar a parte teórica como suficiente para conhecer o ritmo e, a inspiração, para as letras e arranjos dos cânticos viria somente Dele. Não deveria haver mistura ... contaminação ... cópia. Porque as coisas do Senhor são santas, por isso fomos santificados, separados, purificados, limpos, vasos consagrados para uso do maravilhoso e Santíssimo Deus de toda a Glória.

Assim, quando encerrei aquele jejum, pedindo perdão ao Senhor pela minha ignorância, busquei todo aquele material que havia juntado, que além de trabalho, tempo, houve gasto em dinheiro, desfiz de tudo no lixo sem dó ou questionar e tentar reargumentar com Deus. E Deus falou que não se preocupasse com os gastos, que não havia perdido nada, muito pelo contrário, a lição foi manifestada, aprendida e a santificação foi mais e mais aperfeiçoada para a glória somente Dele.

O ciúme do Espírito Santo de Deus constrangeu ao jejum para operar essa maravilhosa obra..isso é glorioso ... bendito seja o Deus eterno.

Quando desfiz ... senti um "peso" ser removido ... estava ali e eu não percebi.

Por isso, debates e questões que nós vemos todos os dias no meio evangélico tem levado a posicionamentos conforme o homem, conforme o "eu penso", "eu acho", "na minha opinião", "minha doutrina, minha igreja" ... e por aí vai ...

NÃO É MAIS: A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE ...

Na Bíblia, nos exemplos dos homens e mulheres de Deus ... sempre havia oração, jejum ... quando surgia qualquer questão nova e dependia de SOMENTE DEUS responder.

Porque não estamos tratando de coisas à toa, estamos consagrados como filhos de Deus para ouvir e proceder conforme a voz do Deus Amado. Para A VIDA.

Ilustrando:
Vem agora que ... há diferença extrema entre o que é santo e o que é secular e mundano e, se alguém mistura, certamente nisso há pecado e blasfêmia.

Nos dias atuais, líderes de multidão cristã ensinam que o importante é que a música seja boa, secular ou sacra, ou seja, o santo e o profano se nivelaram e, o Espírito Santo foi nivelado ao espírito do mundo.

A fonte de um crente verdadeiro tem um único nome: Espírito Santo de Deus.

Senão, os salmos de Davi, cheios de glórias e revelações que só podem receber quem tem o Espírito Santo, que custou o sangue de Jesus, seriam nivelados a qualquer canção de boteco ou uma música de orquestra tocada "por homens", sabendo que, toda inspiração tem um espírito como fonte.

É... esses são os condutores do povo que se dizem de Deus...

Sergio Luiz Brandão

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...