Palavra de Deus - Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
Palavra de Deus - Perguntas e RespostasHome

A -   A +        Imprimir   

Pergunta e Resposta 020:

É bíblico dizer em oração ou ficar declarando: EU DETERMINO ... EU PROFETIZO?

Resposta:

O Espírito Santo, traz agora, lembrança do servo de Deus chamado Jó.

Em qual momento você encontra alguma passagem em que Jó diz: Eu determino!

Ele, pelas circunstâncias, poderia ficar declarando "eu determino", "eu não aceito", ... mas, não fez nada disso.

Jó conhecia e conhece o Deus vivo e tinha espírito de quem ama e teme a Deus.

E Abraão? E Moisés? E José? E Davi? E Isaías? E Jeremias? E Daniel? E Mateus? E Pedro? E Paulo? E João? E Barnabé? E Timóteo? ... e tantos outros que, com humildade, simplicidade, esperança e fé andaram diante do nosso Deus e Pai e de nosso Salvador Jesus Cristo.

Mas, dizem no meio evangélico que eu devo determinar as bençãos, determinar as curas, determinar a quebra de maldição, determinar que eu serei próspero financeiramente, determinar que fulano(a) de tal será a pessoa que vai viver ao meu lado, determinar o emprego que quero ter, determinar a casa que quero ter, determinar o carro que quero ter, determinar a salvação de certa pessoa, determinar que ...

Mas, se você ainda não tem o costume de determinar, então pode adotar o ministério de profetizar, o conhecido "ministério profético", onde qualquer um profetiza o que quer e como quer, é só abrir a boca e profetizar, dizendo: eu profetizo as bençãos, profetizo as curas, profetizo a quebra de maldição, profetizo que eu serei próspero financeiramente, profetizo que fulano(a) de tal será a pessoa que vai viver ao meu lado, profetizo o emprego que quero ter, profetizo a casa que quero ter, profetizo o carro que quero ter, profetizo a salvação de certa pessoa, profetizo que ...

Observe que, onde a palavra certa seria "eu creio", "se assim Deus conceder" ou "por misericórdia", foi alterado para "eu determino" ou "eu profetizo".

Ainda, mesmo para poder dizer "eu creio", há necessidade de um fato que somente pelo Espírito Santo pode ser conduzido, ou seja, eu creio na cura e ela acontece, eu creio na profecia que DEUS DEU através do profeta ou profetisa, pelo DOM DA PROFECIA, eu creio no que a Palavra diz para aqueles que assim procederem ... enfim ...

ENTRETANTO, dissimuladamente, quando se diz "eu determino" ou "eu profetizo", significa que o falante assume a posição de deus, sem submissão a Deus, mas, ordenando que algo aconteça, algo que vem do seu "próprio espírito", mesmo sem saber qual é a vontade de Deus.

Observe a comparação:
Um desses "falsos profetas" diz:
Eu profetizo que você será próspero financeiramente! (Isso falando para a igreja toda)

Agora, a forma bíblica, para quem tem o Espírito Santo: Se andarmos na Palavra do nosso Deus, e formos simples e mansos de coração, amando uns aos outros sem hipocrisia ou interesses escusos, unicamente por causa da GRAÇA, nosso Deus PODERÁ nos conceder conforme suas ricas misericórdias e amor. De nada somos dignos ou merecedores, mas, o nosso Deus é cheio de misericórdia e bondade, e assim, apresentamos diante do nosso Deus nossas necessidades e petições, para, se possível e de seu agrado, nos conceder ...

Alguma diferença? SIM, TODAS!

Pode confirmar, os ministérios que adotam tais práticas "proféticas e determinantes" possuem soberba, arrogância, sensualidade, corrupções, obsessão por coisas dessa vida, querem mais dessa vida, mais, mais ... estão sempre insatisfeitos e, caem em muitas coisas ruins.

Concluindo:
Você só pode profetizar pelo Dom da Profecia que Deus dá e, você só pode profetizar se Deus der mensagem para você, senão, diz a Palavra de Deus, fique calado.

A expressão determinar é colocada entre os que querem tomar o lugar de Deus. Essas condutas, conforme a Palavra de Deus, são conforme o evangelho segundo Satanás, porque, ele deseja sempre querer tomar o lugar de Deus, parecendo ser Deus, agindo e falando como se fosse Deus.

Por isso, um aparente evangélico que tem a arrogância de ficar determinando e dando ordens do que quer, certamente está com OUTRO ESPÍRITO.

Mais ...
A Palavra de Deus, na nova aliança, através do apóstolo Paulo, diz que devemos buscar os dons e, principalmente, o dom de profecia.

1 Coríntios 14:1, diz: "Segui a caridade, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar."

Profetizar, em poucas palavras, significa predizer ou antecipar acontecimento futuro. Somente Deus tem esse poder.

Isso quer dizer que, profetizar não é para todos, mas, para quem tem o dom, e, fala da parte de Deus a mensagem que dele recebe. Excepcionalmente, Deus pode usar alguém em algum momento muito exclusivo e específico, senão, o que Paulo escreve é sem sentido.

Um pouco antes, em 1 Coríntios 12, versículos 7 ao 11, o mesmo apóstolo Paulo ensina:
"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discenir espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (destaque meu)

As expressões "cada um", "outro" e "repartindo particularmente", individualizam aquele que recebe o dom, senão, a expressão seria "todos".

Se não fosse assim, o apóstolo Paulo teria de escrever: Todos profetizem, porque todos possuem esse dom pelo fato de ter o Espírito Santo.

Por isso, também, no Corpo de Cristo, alguns são chamados para profeta.

E, mesmo aqueles que possuem o Espírito Santo, não são deuses para profetizarem conforme convém, ou pela emoção do assunto no momento, pois, o mesmo Paulo diz que, quando alguém profetiza, outros devem julgar para saber se a profecia veio de Deus ou de "outro espírito".

Ou seja, mesmo alguém conhecidamente profeta, quando profetizar, o que sai de sua boca deve ser "julgado" por outros, para saber se vem da parte de Deus e, esses outros, que julgam a profecia, devem possuir o DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO para, pelo dom do Espírito Santo, julgar.

1 Coríntios 14:29, diz: " E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. "

No versículo acima e em outras passagens na Bíblia, a vocação de profeta é individualizada, distinta.

Pergunto: Alguém cumpre essa Palavra de Deus nos dias de hoje?

Hoje, a falsa interpretação bíblica tomou a expressão "julgar" e ajustou para que o erro e pecado fosse mantido dentro das igrejas, pois, qualquer tentativa de denunciar o engano e os espíritos enganadores, principalmente dos líderes, conforme manda a Palavra de Deus, já levantam o peso sobre o denunciante, dizendo que está "julgando o irmão" e, assim, calam a boca de Deus.

Isso nos faz entender mais claramente que, nas coisas de Deus, ninguém pode inventar "seus" ministérios ou criar algo novo além do que já foi deixado, mas, TUDO, deve estar alicerçado e sustentado pela Palavra de Deus, pela doutrina dos apóstolos, que é a própria doutrina de Cristo.

Por isso, todo aquele que anda conforme a Palavra de Deus, anda na doutrina dos apóstolos, a doutrina de Cristo, e, não depende de ser "igreja apostólica" para isso.

Uma igreja em um lar com alguns irmãos, se andar na doutrina dos apóstolos, é uma igreja apostólica, sem placa e sem "nome fantasia", o que precisa é Deus olhar e dizer: "Essa é minha igreja e são meus filhos".

A expressão "apostólica" hoje é uma "nova onda" de marketing evangélico para chamar "clientes".

Sergio Luiz Brandão

Livro On-Line -  Dízimos e Ofertas - Idolatria Evangelica

Livro On-Line - Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Livro On-Line - Igreja nos Lares - Jornada pela Liberdade

· Estudos da Palavra de Deus - Apresentação
· Estudos da Palavra de Deus - Índice
· Livros Online - Estudos da Palavra de Deus
· Palavra de Deus - Mensagens
· Palavra de Deus - Temas
· Falsas Doutrinas da Palavra de Deus
· Perguntas e Respostas da Palavra de Deus
· Cânticos Livres
· Cânticos Livres - Download MP3
· Jornada pela Liberdade - Igreja nos Lares
· Não Sou Mais Presbítero
· Sergio Luiz Brandão - Perfil
· Contato
· Informativos - Cadastro
· Informativos - Cancelar
· Política de Privacidade
Brasil   www.blues.lord.nom.br - Brasil - São Paulo - Site Cristão Evangélico - 2004 ...